- Área: 569 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Berta Buzunariz
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno original para a execução do Consultório tem formato trapezoidal com uma área aproximada de 3.300 m². Optou-se por localizar o edifício junto ao limite oeste do terreno, liberando assim o resto da superfície para ser transformada num parque público de 2.400 m². O edifício se desenvolve em apenas um andar, o que permite uma maior acessibilidade e funcionalidade, e é composto de dois volumes.
O volume principal possui comprimento de 55 metros, e tem seu caráter longitudinal marcado com acesso e fachada principal em direção ao novo parque e abriga todas as áreas públicas do centro médico. A área de espera, antes das consultas, possui uma grande abertura em direção às vistas do parque, já a área de consultas, preservada das vistas diretas, dão para um jardim. Este volume principal se desprende do solo, buscando uma sensação de leveza, através de um acabamento externo de chapa metálica ondulada micro-perfurada que se concebe como uma segunda pele perimetral, que protege da insolação excessiva e filtra as vistas das zonas que requerem discrição e se abre em determinados pontos em busca destas vistas.
Junto a este volume principal está um outro secundário mais compacto. Nele se localizam as áreas mais privadas do consultório, escritórios dos médicos, arquivos, depósitos e banheiros, com uma conexão direta com os diferentes consultórios. Este volume posa diretamente sobre o terreno com aspecto mais rígido, pesado, graças a seu acabamento externo em pedra de cor escura.
O resto do terreno se divide em dois espaços claramente diferenciados. Na parte mais alta, e servindo de acesso ao Consultório, uma praça pavimentada longitudinal com playground infantil. Vencendo o desnível existente, cria-se um espaço ajardinado com princípios de jardim sustentável, com um consumo mínimo de água e espécies autóctones.